CONEXÕES POSSÍVEIS: Onde a moda e a arquitetura se encontram

CONEXÕES POSSÍVEIS: Onde a moda e a arquitetura se encontram

O entrelaçamento entre moda e arquitetura parece ser algo até absolutamente previsível, já que são duas áreas que possuem bastante elementos em comum. As duas formas de expressão artística se apoiam nas relações humanas. Vestir e habitar são duas necessidades básicas.

Eu costumo dizer que a roupa é a nossa segunda pele e Lina Bo Bardi já dizia que “(...) a casa dever ser para a vida do homem(...)”, o que de- monstra a ideia de proteção que se depreende da ação de ambas, a partir de uma conotação que remete ao sentimento de abrigo.

A casa é o abrigo do homem, o lugar que nos resguarda. Na casa colecionamos nossas memórias, lá está nossa essência. Ela não deve ser um objeto de status ou de ostentação, apesar de isso ser um movimento natural da nossa sociedade contemporânea, tanto na arquitetura quanto na moda.

A moda sempre se valeu da arquitetura, inclusive no meu trabalho como design de moda sou bastante influenciada pelo meu entorno, pela minha cultura em especial no que se refere à tradição da renda de bilro, aos elementos da natureza, às memórias contidas nas edificações históricas que se derramam pelas ruas da minha cidade.

Em alguns cursos que fiz era notória a influência da arquitetura como elemento de inspiração na criação das coleções.

 Leia aqui matéria na íntegra


Imprimir   Email